Bike LAMP

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Como Surgiu ?

O surgimento da ideia, nasceu de uma competição entre Designer e Engenheiro dentro do INEGI, instituto onde trabalhei até abril de 2011. Esse Eng. é o meu grande amigo Cristóvão Cardoso, juntos desenvolvemos vários tipos de lanternas.

As lanternas tinham como finalidade a pratica de uma modalidade recente do BTT, o btt noturno, as lanternas eram feitas de alumínio, maquinadas em torno mecânico, aqui no site só vou postar as lanternas de minha autoria (maquinadas por mim, o conceito básico foi desenvolvido em equipa), e alguns dos passos feitos no desenvolvimento.

V. 1.0

Nesta versão, o intuito era fazer uma lanterna pequena com um botão traseiro on/off . A potencia do led de 3w veio revelar-se uma das mais equilibradas configurações que fizemos, usamos os refletores do fabricante, mas como estes são em latão e cromados, com o tempo o cromado perdia o seu brilho refletivo, por causa deste problema o Cristóvão decidiu procurar uma liga de al muito resistente que tivesse capacidades ópticas, para ultrapassar este problema. O problema mais grave destes leds é a temperatura que atingem, pois quanto mais quentes mais energia gastam, e não é muito difícil atingir temperaturas elevadas com estes leds, basta uma má condução térmica para o exterior da lanterna, o que nos fez usar pastas térmicas para uma melhor difusão da temperatura.

Test de condução termica
Test de condução térmica Lamp do Cristóvão

A lanterna é constituída por duas partes uma frontal onde tem o vidro e a parte traseira, que apoia o botão on/off, para ser apoiada no guiador conta com uns dispositivos em borracha comprados externamente.

Fotos :
Indisponível de momento

V.2.0

Nesta versão usei o mesmo LED, a ideia era que dissipa-se mais o calor por isso aumentei a massa e a área de alumínio em contacto com o ar para que pudesse dissipar mais calor. Mas ficou provado que foi um erro, pois não dissipa muito mais calor e como é mais pesada treme mais quando em andamento visto o dispositivo que usamos para prender a lanterna ao quadro é em borracha. Por isso para resolver esta questão tentei fazer em três partes para que pudesse usar um dispositivo metálico para prender a lanterna ao quadro diretamente assim usando o quadro como dissipador. A lanterna ficou preparada para usar esse dispositivo metálico mas nunca mais fiz o tal dispositivo.

 Fotos:

 

V3.0

Versão compacta monopart, com um powerLED com 900lm 4w, Este LED aquece muito, mas a luz é bastante mais cheia que os LEDS utilizados anterior-mente. Este LED é muito maior que os anteriores mede cerca de 4mmφ enquanto o anterior mede 1,5mmφ, por isso tive que fazer algumas mudanças no reflector que usava para os LEDs iniciais, essas modificações fizeram com que o LEd fica-se ligeiramente desfocado por isso mal possa vou ver se maquino em CNC um reflector com medidas ideais. De todos os dispositivos que tenho visto posso garantir que o meu para o tamanho e para o consumo rivaliza com os LEDs de alta gama.

Fotos:

 

Licença Creative Commons

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)